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Cambios en "Ideias baseadas em experiências do Planejamento Participativo. Os primeiros passos para um processo de formação da comunidade universitária. "

Título

  • +{"pt"=>"Ideias baseadas em experiências do Planejamento Participativo. Os primeiros passos para um processo de formação da comunidade universitária. "}

Cuerpo

  • +["

    Siga o modelo para formular sua proposta. Pelo menos um dos requisitos devem ser preenchidos.

    1. \n

      Diagnóstico do problema ou da situação que demanda providências:

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      Numa primeira dimensão, o Planejamento Participativo associado à Gestão Democrática é uma tecnologia social que quando associada às tecnologias informacionais, possibilita de modo significativo o empoderamento dos sujeitos.

      \n

      Situado em  Gadotti (2014[i]), o conceito de tecnologia social pode ser tido como um conjunto de práticas, produtos, técnicas e metodologias que são desenvolvidas e aplicadas em interação direta com a comunidade, com o objetivo de promover transformações sociais significativas.

      \n

      Este conceito enfatiza a importância da participação ativa dos beneficiários em todas as etapas dos projetos, desde a concepção e implementação até a avaliação final. A essência das tecnologias sociais reside no desenvolvimento autônomo das comunidades, atendendo a diversas necessidades como alimentação, habitação, renda, educação, energia, saneamento, saúde e meio ambiente. Por óbvio isso pode ser aplicado na realidade de uma universidade.

      \n

      A tecnologia social busca integrar o conhecimento técnico-científico com outras formas de saberes, promovendo um diálogo produtivo entre esses dois tipos de conhecimento. Esta abordagem colaborativa e inclusiva visa não apenas resolver problemas específicos, mas também capacitar as comunidades a desenvolver soluções sustentáveis e autônomas para suas próprias necessidades.

      \n

      Falar em planejamento participativo associado à gestão democrática da universidade, exige de alguma forma explicitar do que se tratam essas categoriais, e isso envolve um processo formativo, caso contrário a tendência é de uma superficialidade nas discussões e encaminhamentos. É necessário que ocorra uma gradual imersão na ideia de planejamento participativo e gestão democrática, o processo da escuta, da troca é acima de tudo uma outra dimensão relacional entre os sujeitos.

      \n


      \n
      \n

      [i] Orçamento participativo : múltiplos olhares / Kátia Cacilda, Pereira Lima e Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, organizadoras . -- 1. ed. -- São Paulo : Instituto Paulo Freire, 2014.

      \n
    1. Identificação do objetivo da ação e do resultado(s) esperado(s)

    1. Esboço de uma estratégia de implementação. “O que” deve ser feito e “como”: 

    \n\n##democrática ##principio2 ##UFPR"]

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