Ajuda
Um processo participativo é uma sequência de atividades participativas com o objetivo de definir e de tomar uma decisão num tópico específico. Por exemplo, primeiro preenchendo um questionário, então fazendo propostas, discutindo-as em reuniões presenciais ou virtuais e, finalmente, priorizando-as!
Exemplos de processos participativos são:
eleição de membros de um comitê: as candidaturas são apresentadas, discutidas e, por fim, uma candidatura é escolhida;
orçamentos participativos: propostas são apresentadas, depois são analisadas em termos econômicos, e votadas com os recursos do orçamento disponível;
planeamento estratégico: a produção de um plano de políticas públicas, a elaboração colaborativa de um plano de desenvolvimento da universidade, de uma pró-reitoria, setor, departamento e cursos;
planejamento participativo: a criação de um plano para a condução e transformação da universidade que seja pensado, construído, decidido e executado de forma democrática e participativa, envolvendo e refletindo as diferenças de visões e de necessidades, criando um entendimento compartilhado das prioridades e da identidade da universidade. Um planejamento de universidade para a UFPR que mostre que ela pode sim ser e fazer muito mais!
About this process
O objetivo deste processo é promover o debate entre docentes, servidores técnicos e estudantes sobre maneiras de tornar a UFPR uma instituição mais coletiva, em todos os sentidos possíveis. A participação de todos, em qualquer uma das fases, é permitida e encorajada pelo Movimento UFPR. Ao final do processo participativo, medidas construídas coletivamente através dessa plataforma serão incorporadas ao plano de campanha do Movimento.
Partilhar