Alterações em "Integração de dados e Transparência como diretrizes em todas as áreas da gestão"
Título (Português)
- +Integração de dados e Transparência como diretrizes em todas as áreas da gestão
Título (English)
Título (Castellano)
Título (Français)
Descrição (Português)
-
+
Para garantir a transparência e a integridade na gestão universitária, é preciso estabelecer procedimentos claros para a coleta, análise e divulgação dos dados públicos. Isso envolve implementar diretrizes de transparência e integração de dados não apenas para atender às exigências legais e sociais, mas também para fortalecer a universidade, tornando-a exemplo de instituição comprometida com a excelência, a inovação e a responsabilidade social.
A exemplo do que tem sido feito em grandes instituições internacionais, como Berkeley, MIT e Stanford, é necessário criar um Data Warehouse (DW), sistema de armazenamento digital que conecta grandes volumes de dados de diferentes fontes para gerar relatórios e análises e outras formas para subsidiar ações operacionais e decisões estratégicas na universidade, integrando todas as informações acadêmicas. Essa base será uma ferramenta chave para a construção de sistemas de apoio à decisão para todas as áreas que efetivamente sejam instrumentos de apoio às pessoas. Esse DW também será a base de construção de aplicativos, facilitando o agrupamento de informações úteis a TAEs, docentes e discentes: ferramentas inteligentes que entendam o perfil e as necessidades de seus usuários, facilitando e potencializando suas atuações na universidade em vez de restringi-las ou dificultá-las. Há disponibilidade de ferramentas de software livre tanto para a construção do DW quanto na inferência das informações, viabilizando soluções modernas da própria universidade sem dependência ou aprisionamento tecnológico.
Descrição (English)
Descrição (Castellano)
Descrição (Français)
Instruções para participar (Português)
-
+
Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.
Partilhar