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Resgate do papel do HC como Hospital de Ensino, pesquisa e assistência

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Muito se fala da importância do papel do Hospital Escola e como isso contribui para o desenvolvimento do Estado do Paraná. Suas competências vão de ações da mais simples avaliação a alta complexidade, propiciando um campo de conhecimento inestimável. O Complexo é referência no Brasil, e seu sistema de gestão não precisa ser inimigo dos seus colaboradores, assim como abrigar os estudantes não precisa ser um fardo. As competências dos departamentos do setor de saúde conseguem direcionar seus docentes e discentes de modo equânime, e é preciso que haja uma parceria entre as unidades de atendimento e as coordenações. O papel da residência multidisciplinar, sendo uma das maiores do Brasil, precisa receber o destaque que merece, contudo, existe uma falta de investimentos institucionais que garantam seu aprimoramento. Estudantes de vários cursos são motivados a prestar seu processo seletivo, elevando o nível de qualificação e sobretudo interdisciplinaridade únicos.

Os projetos de extensão vinculados ao ensino recentemente conseguiram que a UFPR os creditasse, contudo, pela falta de um comitê, suas avaliações foram migradas para o comitê institucional, o que é um contrassenso uma vez que perpassa as tarefas das pró-reitorias meio de estarem presentes nesse comitê. Uma solução muito mais coerente é empoderar novamente o COAD e permitir que o mesmo faça a verificação da documentação. A inserção de agentes docentes e técnicos no Complexo é essencial para que os projetos sejam realizados, cada um com sua competência só tem a contribuir para a formação multiprofissional de nossos estudantes. Queremos um HC mais coletivo, mais participativo das decisões e mais integrado com a sua comunidade interna e externa. A parceria com Município e Estado precisa ser retomada, resgatada e reincorporada ao Complexo. O que se observa hoje é uma disputa externa que nada contribui para o desenvolvimento da UFPR como um todo, mas quando se trata de saúde, atrapalha e prejudica a população e seus usuários.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

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