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Promoção da interdisciplinaridade nas diretrizes das pesquisas, na extensão e no ensino

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A interdisciplinaridade entre os programas de pós-graduação, graduação e extensão é praticamente inexistente na UFPR. A instituição modifica as exigências e as demandas, e toda a carga de trabalho recai para os docentes. Um exemplo recente disso, é a própria integralização da extensão na graduação. Apesar dos esforços da equipe de trabalho da PROGRAD, as coordenações de curso foram abandonadas pelas instâncias competentes, aliado a isso a pró-reitoria de extensão falha nas definições de processos claros no auxílio à curricularização. Informações desencontradas e conflitantes entre os cursos e a falta de orientação aos núcleos docentes estruturantes dos cursos entre outros problemas são relatados pelos docentes.

A UFPR mais coletiva pretende integrar esses saberes, em uma proposta conjunta entre as pró-reitorias fim e as câmaras temáticas vêm auxiliar nesses processos de saberes, elencando temas essenciais e sensíveis, com diagnóstico mais preciso sobre as necessidades. Os fóruns de coordenadores (graduação, pós-graduação) e a criação de fóruns de coordenadores de extensão vai interligar os saberes e propor uma melhor interdisciplinaridade entre os grupos de diversos setores e/ou campi da UFPR.

Fornecer visibilidade ao SEPT também é crucial para integrar o ensino médio profissionalizante ao meio acadêmico no ensino superior, uma vez que parte da Escola técnica é esquecida quanto a sua complexidade em atender aos estudantes ainda em fase escolar e menores de idade.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

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