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Alterações em "Políticas de integração estudantil"

Avatar: Carla Rizzotto
Carla Rizzotto

Título (Português)

  • +Políticas de integração estudantil

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Título (Français)

Descrição (Português)

  • +

    Políticas e ações de integração, que tenham por foco estudantes da universidade, devem envolver em suas formulações/planejamentos, execuções e avaliações (para constante reconstrução), necessariamente, a participação efetiva de estudantes, assim como as políticas de assistência estudantil (que tem por foco garantir e melhorar condições de permanência e combater evasão e retenção). A integração precisa ser olhada para além do cumprimento de atividades acadêmicas formais, envolvendo o encontro com o outro, trocas, diálogos, organizações coletivas, etc. Precisa, também, ser pensada de forma democrática, abarcando os diversos espaços da UFPR em Curitiba, assim como os campi do interior e litoral.

    Nesse sentido, o diálogo constante com estudantes, representantes e coletivos é central para essas ações. Assim, é necessário garantir, seja via espaços físicos adequados, repasses financeiros de arrecadação da universidade, processos eleitorais, etc., o pleno funcionamento de centros e diretórios acadêmicos, assim como de atléticas e de coletivos organizados, nas diversas instâncias da universidade.

    Faz-se necessário reorganizar a alocação de unidades e serviços dedicados à vida estudantil nos diversos espaços da UFPR, facilitando seu acesso. Atualmente, diversos serviços de atendimento a estudantes não estão presentes nos campi em que estudam, dificultando, ou mesmo inviabilizando seu acesso.

    A UFPR mais coletiva também se faz com ações que permitam o diálogo e a possibilidade de ocupação de lugares de decisão à pessoas de grupos específicos, público de políticas afirmativas (indígenas, pretos e pretas, pardos e pardas, quilombolas, migrantes e refugiadas/os, pessoas com deficiência, superdotação ou altas habilidades, pessoas LGBTQIA+). Importa, pois, criar fóruns permanentes de discussões sobre as relações e vivências na universidade, de modo a, com isso, criar ações e políticas de atenção às demandas específicas, que garantam direitos, combatam violências e opressões (muitas ainda veladas).

    Necessário construir e reformular espaços para que não sejam apenas espaços de passagem, mas sim de permanência, de encontros, de trocas, de discussões, de estudo e de descanso, de criação, de organização e mobilização estudantil. Revisão de espaços e mobiliários de bibliotecas, de corredores, salas de aulas, espaços arborizados, praças, Centros Acadêmicos, entre outros. O Intercampi, que também é central quanto à permanência e integração estudantil, precisa ser discutido com a comunidade discente. Horários, itinerários e frota precisam atender às demandas estudantis e proporcionar a integração entre estudantes e isso pode ser gerenciado pelo levantamento junto aos próprios estudantes, tornando-os parte da instituição e não apenas agentes passivos das ações. As ações culturais e artísticas precisam de incentivo e fomento. Corais, grupos de teatro, orquestras, bandas (de estudantes, professores e/ou TAEs), exposições de obras produzidas pela comunidade UFPR, assim como espaços para intervenções artísticas são necessários. Essas ações proporcionam a produção de momentos de descolamento do cotidiano, fomentando a criação de novas ideias, de novas sensibilidades, de formas de ver aspectos da realidade, reforçando o poder criativo e de encontro com outros/as.

    Além disso, incorporar os discentes da UFPR, de diversas formas, em projetos de desenvolvimento institucional, aumentando a capacidade de entrega sobretudo das nossas unidades transversais, como Sucom, AGTIC e Suinfra. Através da criação de projetos de desenvolvimento institucional que levem inovação para diversas áreas da universidade e abram espaços de exercício profissional para os nossos alunos.

    Também é necessário incentivar a cidadania universitária a partir do provimento de informações, uma vez que boa parte dos alunos não têm noção básica de como funciona a administração da universidade, como seus vários níveis interagem, e tampouco como podem eles mesmos participar democraticamente de tais processos.

Descrição (English)

Descrição (Castellano)

Descrição (Français)

Instruções para participar (Português)

  • +

    Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

Instruções para participar (English)

Instruções para participar (Castellano)

Instruções para participar (Français)

Atualizações de informações (Português)

Atualizações de informações (English)

Atualizações de informações (Castellano)

Atualizações de informações (Français)

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