Promoção de uma política de comunicação institucional
A comunicação da UFPR, dirigida pela Superintendência de Comunicação, tem dois públicos prioritários: a sociedade, externa, e a comunidade, interna. É possível avançar nos dois campos, com finalidades distintas e complementares. No diálogo com a sociedade, temos diversos instrumentos: eventos, como a Feira de Cursos e Profissões, a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão e o vestibular, redes sociais, nosso portal, meios eletrônicos (rádio e TV) e diversas ferramentas de assessoria, como o mailing, o atendimento de imprensa, as entrevistas coletivas.
Esta visibilidade deve mirar sobretudo em nos abrirmos para a sociedade, para atrairmos cada vez mais jovens para os nossos cursos, mais parceiros para os nossos projetos de extensão, mais parceiros para execução de projetos de resolução de problemas sociais, de pesquisa e de inovação. A comunicação deve estar centrada majoritariamente em dizer para a sociedade o que a UFPR faz, como um convite. A visibilidade da gestão, que também é relevante, nunca pode ser maior que a visibilidade da comunidade como um todo.
O portal, as redes sociais e os meios eletrônicos devem estar a serviço da visibilidade do que faz a comunidade UFPR, incluindo aí suas entidades de representação e organizações estudantis de diversos perfis (Empresas Júnior, Atléticas, DCE, Centros Acadêmicos, Baterias). Mas estes espaços devem servir também a veiculação de dois outros tipos de conteúdos: primeiro, textos de divulgação científica escritos pelos próprios pesquisadores; e segundo, textos de discussão sobre a UFPR, o ensino superior, as políticas de pesquisa, entre outros assuntos. Os meios devem promover a disseminação da ciência e o amplo contraditório, promovendo a democracia interna na UFPR.
Dessa forma podemos recuperar o papel da universidade como um interlocutor importante dos assuntos públicos, que participa dos principais debates travados na sociedade, a partir de sua missão de produzir e disseminar conhecimento.
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