Planejamento Participativo e os primeiros passos para um processo de formação da comunidade universitária
Siga o modelo para formular sua proposta. Pelo menos um dos requisitos devem ser preenchidos.
Diagnóstico do problema ou da situação que demanda providências:
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Identificação do objetivo da ação e do resultado(s) esperado(s):
1. Promoção de Formação Básica Para os Servidores - Docentes e TAEs[i]
Objetivo: Capacitar os agentes para estabelecer uma relação dialógica e colaborativa com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, bem como da sociedade civil, fundamental para o desenvolvimento e implementação eficaz de políticas públicas no âmbito da UFPR.
Implementação:
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Currículo: Desenvolver um programa de formação continuada em Gestão Democrática e Planejamento Participativo para professores, servidores administrativos e gestores da universidade. Esse programa deve incluir:
Teorias e práticas do Planejamento Participativo e Gestão Democrática da universidade.
Métodos de construção de diálogos com a comunidade.
Técnicas para análise crítica das realidades locais e globais.
Estratégias para combater práticas paternalistas, patrimonialistas, nepotistas e formas de coerção social.
Oficinas Práticas: Realizar oficinas e seminários participativos que simulem cenários reais de interação entre a universidade e a sociedade civil, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de habilidades práticas.
Avaliação: Implementar um sistema de avaliação contínua para medir a eficácia do programa e realizar ajustes conforme necessário.
2. Práticas Pedagógicas para a comunidade discente e segmentos da sociedade civil
Objetivo: Capacitar os estudantes envolvidos com a universidade para que possam atuar de forma autônoma e crítica, estabelecendo uma parceria equilibrada e construtiva com a instituição.
Implementação:
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Programas de Capacitação: Oferecer cursos e workshops sobre Planejamento Participativo e Gestão Democrática para estudantes, representantes estudantis, movimentos sociais, ONGs e outras organizações comunitárias que dialogam com a universidade. Os temas abordados podem incluir:
Plataformas de Diálogo: Criar espaços permanentes de diálogo, como fóruns e conselhos, onde os discentes possam debater e colaborar na formulação de políticas universitárias.
Projetos de Extensão: Desenvolver projetos de extensão universitária que promovam a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil, visando a construção conjunta de conhecimento e soluções para problemas locais.
3. Metodologia Para uma Gestão Democrática Universitária
Objetivo: Implementar uma metodologia de gestão universitária que promova a participação ativa, o controle social, elemento fundamental no planejamento participativo e o diálogo constante entre a universidade e a sociedade civil.
Implementação:
Instrumentos de Participação: Institucionalizar mecanismos de participação direta da comunidade universitária e da sociedade civil, tais como orçamentos participativos, consultas públicas e audiências abertas.
Transparência e Prestação de Contas: Garantir a transparência das ações e decisões da universidade, disponibilizando informações acessíveis e promovendo a prestação de contas regular à comunidade.
Formação de Conselhos: Estabelecer conselhos consultivos e deliberativos com a participação de diversos segmentos da sociedade civil, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões universitárias.
Promoção da Cidadania Ativa: Fomentar a cidadania ativa entre estudantes e funcionários através de programas de incentivo à participação em projetos comunitários, voluntariado e movimentos sociais.
Para que esses processos se tornem efetivos, é fundamental promover uma nova práxis política na universidade, ancorada nos princípios da cidadania ativa, participação social e diálogo crítico. O planejamento participativo e a gestão democrática, enquanto ferramentas de transformação, podem contribuir significativamente para a construção de uma universidade mais democrática, inclusiva e socialmente responsável. As propostas devem ser continuamente avaliadas e aprimoradas com base nas experiências e feedbacks dos participantes, garantindo assim sua relevância e eficácia.
[i] Baseado no Cap. 4 O trabalho de formação no Orçamento Participativo de Guarulhos: um projeto político-pedagógico do livro Orçamento participativo : múltiplos olhares.
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Esboço de uma estratégia de implementação. “O que” deve ser feito e “como”:
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