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Debate sobre a atual avaliação da produção científica

# Diagnóstico

O sistema de avaliação de pesquisa dos professores não está boa dependendo da area. Existem areas que tem muito mais publicação de artigos em conferencias do que textos em revistas. E os artigos em conferencias tem uma pontuação muito menor do que textos em revistas. Deste modo, o atual modelo de avaliação não leva em conta este outro perfil da area.

Outro problema. O sistema Qualis beneficia publicação em revistas de renome, até aí tudo bem. Porém uma boa parte dessas revistas cobram pelos artigos e nao os disponibilizam gratuitamente. Ou seja, eles cobram por artigo ou cobram do governo para acesso a esses artigos e eles não pagam nada aos revisores, aos publicadores ou financiam os eventos. Portanto tratam os professores universitários e doutorando como escravos.

# Objetivos

- Levantar o debate sobre a pontuação da produção cientifica visando os diferentes contextos;
- Lutar politicamente por uma ciência aberta para todos;

# Proposta

- Levantar debates sobre o assunto com participação de professores de vários departamentos;
- Formulação de uma nova proposta de pontuação;
- Publicação e transparência de quanto o governo gasta para o acesso livre dos artigos para essas revistas;

##democrática ##principio2 ##UFPR

##democrática ##principio2 ##UFPR
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