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Inovação pedagógica e de gestão educacional

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A universidade moderna, além da pesquisa, incorporou uma missão indissociável da sua função social: a inovação. O ensino talvez seja o segmento da vida universitária que mais resiste a essa orientação. Precisamos de uma gestão educacional que transcenda o cotidiano da distribuição de aulas, da aprovação das fichas dois, do cotidiano das matrículas e dos trancamentos etc. As coordenações de cursos precisam se converter em oficinas de ideias sobre o projeto pedagógico do seu curso, para isso têm que se liberar da carga burocrática que lhes toma uma energia preciosa para se dedicarem a encargos pedagógicos mais nobres e urgentes.

O desafio torna-se, então, construir permanentemente um projeto pedagógico institucional, que ofereça aos cursos um referencial permanente para a construção e revisão dos seus objetivos e processos educacionais. Mas, para planejar com assertividade e eficiência, é preciso mais que tempo. É preciso dispor de mapeamentos confiáveis acerca da realidade dos seus cursos, dos seus equipamentos, dos seus docentes, dos seus estudantes, das expectativas do seu público-alvo, da empregabilidade dos seus egressos etc.

Sem esses mapeamentos, continuaremos sem rumo, pois, poderemos até saber aonde queremos chegar, mas não saberemos quais os passos estratégicos para alcançá-los. Precisamos, assim, transformação da PROGRAD num data warehouse, um repositório de dados sobre a graduação, para estimular o uso das informações de maneira inteligente e engajada, aprimorando os diagnósticos e melhor qualificando as intervenções.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

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