Saltar al contenido principal

Configuración de cookies

Utilizamos cookies para asegurar las funcionalidades básicas del sitio web y para mejorar tu experiencia en línea. Puedes configurar y aceptar el uso de las cookies, y modificar tus opciones de consentimiento en cualquier momento.

Esenciales

Preferencias

Analíticas y estadísticas

Marketing

Cambios en "Inovação pedagógica e de gestão educacional"

Avatar: Eduardo Gomm Perry
Eduardo Gomm Perry

Título (Português)

  • +Inovação pedagógica e de gestão educacional

Título (English)

Título (Castellano)

Título (Français)

Descripción (Português)

  • +

    A universidade moderna, além da pesquisa, incorporou uma missão indissociável da sua função social: a inovação. O ensino talvez seja o segmento da vida universitária que mais resiste a essa orientação. Precisamos de uma gestão educacional que transcenda o cotidiano da distribuição de aulas, da aprovação das fichas dois, do cotidiano das matrículas e dos trancamentos etc. As coordenações de cursos precisam se converter em oficinas de ideias sobre o projeto pedagógico do seu curso, para isso têm que se liberar da carga burocrática que lhes toma uma energia preciosa para se dedicarem a encargos pedagógicos mais nobres e urgentes.

    O desafio torna-se, então, construir permanentemente um projeto pedagógico institucional, que ofereça aos cursos um referencial permanente para a construção e revisão dos seus objetivos e processos educacionais. Mas, para planejar com assertividade e eficiência, é preciso mais que tempo. É preciso dispor de mapeamentos confiáveis acerca da realidade dos seus cursos, dos seus equipamentos, dos seus docentes, dos seus estudantes, das expectativas do seu público-alvo, da empregabilidade dos seus egressos etc.

    Sem esses mapeamentos, continuaremos sem rumo, pois, poderemos até saber aonde queremos chegar, mas não saberemos quais os passos estratégicos para alcançá-los. Precisamos, assim, transformação da PROGRAD num data warehouse, um repositório de dados sobre a graduação, para estimular o uso das informações de maneira inteligente e engajada, aprimorando os diagnósticos e melhor qualificando as intervenções.

Descripción (English)

Descripción (Castellano)

Descripción (Français)

Instrucciones para participar (Português)

  • +

    Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

Instrucciones para participar (English)

Instrucciones para participar (Castellano)

Instrucciones para participar (Français)

Actualizaciones de información (Português)

Actualizaciones de información (English)

Actualizaciones de información (Castellano)

Actualizaciones de información (Français)

Confirmar

Por favor, inicia la sesión

La contraseña es demasiado corta.

Compartir