Skip to main content

Cookie settings

We use cookies to ensure the basic functionalities of the website and to enhance your online experience. You can configure and accept the use of the cookies, and modify your consent options, at any time.

Essential

Preferences

Analytics and statistics

Marketing

Changes at "Inovação pedagógica e de gestão educacional"

Avatar: Eduardo Gomm Perry
Eduardo Gomm Perry

Title (Português)

  • +Inovação pedagógica e de gestão educacional

Title (English)

Title (Castellano)

Title (Français)

Description (Português)

  • +

    A universidade moderna, além da pesquisa, incorporou uma missão indissociável da sua função social: a inovação. O ensino talvez seja o segmento da vida universitária que mais resiste a essa orientação. Precisamos de uma gestão educacional que transcenda o cotidiano da distribuição de aulas, da aprovação das fichas dois, do cotidiano das matrículas e dos trancamentos etc. As coordenações de cursos precisam se converter em oficinas de ideias sobre o projeto pedagógico do seu curso, para isso têm que se liberar da carga burocrática que lhes toma uma energia preciosa para se dedicarem a encargos pedagógicos mais nobres e urgentes.

    O desafio torna-se, então, construir permanentemente um projeto pedagógico institucional, que ofereça aos cursos um referencial permanente para a construção e revisão dos seus objetivos e processos educacionais. Mas, para planejar com assertividade e eficiência, é preciso mais que tempo. É preciso dispor de mapeamentos confiáveis acerca da realidade dos seus cursos, dos seus equipamentos, dos seus docentes, dos seus estudantes, das expectativas do seu público-alvo, da empregabilidade dos seus egressos etc.

    Sem esses mapeamentos, continuaremos sem rumo, pois, poderemos até saber aonde queremos chegar, mas não saberemos quais os passos estratégicos para alcançá-los. Precisamos, assim, transformação da PROGRAD num data warehouse, um repositório de dados sobre a graduação, para estimular o uso das informações de maneira inteligente e engajada, aprimorando os diagnósticos e melhor qualificando as intervenções.

Description (English)

Description (Castellano)

Description (Français)

Instructions to participate (Português)

  • +

    Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

Instructions to participate (English)

Instructions to participate (Castellano)

Instructions to participate (Français)

Information updates (Português)

Information updates (English)

Information updates (Castellano)

Information updates (Français)

Confirm

Please log in

The password is too short.

Share