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Promoção da diversidade de ideias, da participação e da colaboração dentro da Universidade

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Existe uma falta de comunicação entre os setores e o mal gerenciamento da informação dentro da universidade o que compromete a administração e captação de recursos. Facilitar o acesso e disseminar as informações e dados produzidos dentro da universidade torna, inclusive, a universidade mais sustentável, porque em grande parte das vezes outros órgãos, unidades ou grupos da própria UFPR poderiam contribuir para a solução. Para isso é fundamental institucionalizar uma política de comunicação na universidade. Interconectar as pessoas.

É preciso estimular a liderança, a valorização e a participação de profissionais de diferentes níveis de conhecimentos e práticas, com a descentralização das responsabilidades nas decisões deixam de ser centradas a pequenos grupos de líderes. Na gestão participativa a comunicação aberta e transparente é um dos pilares fundamentais, seja na implementação de uma cultura do feedback através de um clima empático, e ainda, que falas não resultem em represálias ou gerem conflitos entre os colegas de trabalho ou com as chefias.

O mesmo é possível atribuir a comunicação institucional, que pouco contribui para a difusão das ações de nossos servidores docentes e técnicos, e basicamente, serve de entretenimento sem a propagação das ações, vinculando a participação externa e coletiva e levantamento de demandas sócio participativas. É preciso redemocratizar a comunicação institucional, voltando-a para a comunicação institucional a exemplo de outras universidades no país.

Instituir as práticas da transparência para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Uma base de dados consolidada, com possibilidade de exportação e acesso simplificados otimizando processos, colocando em práticas soluções inovadoras aumentando a produtividades, resolvendo problemas e melhorando resultados. Trazer o docente a sua atividade fim e retirá-lo das ações burocráticas e repetitivas de processos administrativos.

É fundamental o resgate dos saberes e competências no compartilhamento das ideias e experiências para a contribuição dos processos estratégicos dentro de nossa instituição. Fóruns específicos para conexão de saberes podem contribuir para conectar grupos, gerar pontes de conhecimento e difundir as ideias de uma maneira coletiva.

Nosso intuito é ter muito claramente o mapeamento de processos da UFPR, descritos e mostrados para a comunidade, anualmente. O PDI institucional atual é defasado, com metas e planejamentos não elencados, incompletos e desconexos entre os setores e atividades, além da questão orçamentária irreal e nada transparente. A sustentabilidade entre os itens não é compatível com o que pede a legislação atual, tampouco exequível dentro de um ciclo de gestão.

Alguns cargos em comissão (CD) não possuem critérios técnicos de implementação. Nós do Movimento UFPR pretendemos direcionar algumas dessas CD para editais de projetos, nos quais por um período determinado, um docente ou servidor técnico administrativo possa ser remunerado para implementação de ações que visem a melhora ou solução de um problema escolhido pela comunidade através da Plataforma Decidim.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.


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