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Transparência nos dados

Siga o modelo para formular sua proposta. Pelo menos um dos requisitos devem ser preenchidos.

  1. Diagnóstico do problema ou da situação que demanda providências:

Democracia está intimamente relacionada com transparência. O processo democrático não é só o voto, é também o acompanhamento da gestão para viabilizar desde cobranças até sugestões de melhoria dos gastos. Hoje é muito difícil obter informações sobre a UFPR. Com muito esforço pode-se obter uma ou outra informação, mas não são disponibilizadas em formato livre, por exemplo CSV. As informações também não estão centralizadas, cada pró-reitoria tem a sua página web separada. Alguns sistemas também foram transferidos para o portal SIGEPE, o que não é ruim, mas dificulta. Cito como exemplo o sistema de portarias da PROGEPE. A UFPR precisa disponibilizar seus dados como DADOS ABERTOS, incluindo os microdados, o que pode permitir que nós pesquisadores possamos analisar e totalizar, gerar gráficos e fazer projeções. Ainda, a equipe da AGTIC tem sido subestimada, é uma equipe competente que pode mais, assim como toda a UFPR pode mais. Hoje esta equipe fica apagando incêndios do SIGA ou outro sistema e não tem tempo para se concentrar em projetos importantes que poderiam viabilizar mais transparência e dados abertos na UFPR.

Um exemplo singelo, tentem entrar no site da PROGEPE e obter a lista de professores da UFPR. Com muito custo eu consegui encontrar. Mas meu objetivo era tentar encontrar quantos pontos de professor equivalente a UFPR e cada um dos setores ou cada departamento possui. A planilha que consultei inicialmente mistura docentes efetivos com substitutos, mas isso não me indica, notadamente no caso dos substitutos, se o docente cujo código de vaga foi usado tem regime de 20h, 40h ou DE. Consultando outra planilha, de professores aposentados, também tem alguma informação, mas uma planilha não é ligada com a outra, então eu não encontrei a informação que procurava.

Transparência não é só divulgar alguns dados, é publicar todos os dados de maneira estruturada, de maneira a viabilizar consultas pela comunidade.

Eu sempre cito como exemplo o portal de transparência do governo federal. Se souberem meu CPF saberão meu salário. Mas é possível ir muito além disso. Os dados do portal da transparência permitem, por equipe competente, por exemplo, comparar os gastos entre as Universidades Federais, quanto a UFPR gasta com água? Quanto a UFMG gasta com água? Quanto qualquer outra gasta com água? Podemos usar nossa inteligência dos diversos setores e buscar soluções tanto externas quanto internas sobre vários tipos de despesas.

  1. Identificação do objetivo da ação e do resultado(s) esperado(s): 

O objetivo é melhorar a integração dos sistemas diversos e possibilitar que as informações sobre qualquer coisa relacionada à UFPR possa ser divulgada em um único site em formato de DADOS ABERTOS, com resultados esperados que tanto a comunidade interna da UFPR quanto a externa (sociedade) possam acompanhar os procedimentos, afinal, somos uma autarquia do serviço público federal.

  1. Esboço de uma estratégia de implementação. “O que” deve ser feito e “como”: 

A AGTIC (antigo CCE) deve retomar seu caráter de excelência, que já teve. A pulverização da AGTIC e terceirização dos nossos dados deve ser evitada. Valorizar a AGTIC permitirá que o corpo técnico administrativo competente que temos possa prover informações com a qualidade que precisamos e devemos ter.

Dou uma sugestão para a AGTIC iniciar este processo: divulgar o orçamento anual da UFPR em suas inúmeras rubricas, quanto foi planejado e quanto foi gasto por item planejado. Quanto sobrou em cada rubrica, o que foi feito com o que não foi gasto, quanto não foi gasto em um ano, quanto foi devolvido à Uninão, quanto foi repassado para a FUNPAR, etc.

Vale terminar com a consideração de que o COPLAD aprova o orçamento previsto, depois a gestão executa o que pode ser executado e depois ela, a gestão, faz o que com as sobras?

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