Diálogo politico com a comunidade externa. A UFPR como ponte de transformação social.
Siga o modelo para formular sua proposta. Pelo menos um dos requisitos devem ser preenchidos.
Diagnóstico do problema ou da situação que demanda providências:
A sociedade foi bombardeada com informações distorcidas sobre a Universidade e o efeito da instituição nas comunidades. Além disso não se observa uma ação prática da Universidade nas periferias das cidades, nem comunicação politica para apoioar projetos governamentais nessas regiões. Por exemplo, há o plano da prefeitura de Curitiba para a região do extremo sul da cidade, o bairro Caximba, onde a prefeitura pretende realizar diversas inovações e experiências com o tema 'Cidades Inteligentes'.
A UFPR precisa mostrar sua capacidade de transformar não apenas as vidas mas as localidades mais precárias.
Identificação do objetivo da ação e do resultado(s) esperado(s):
O objetivo principal desta ação é aproximar a UFPR das comunidades periféricas atráves de projetos de Extensão, ICs, entre outros projetos e grupos de pesquisa como o C3SL, afim de realçar o papel da UFPR na sociedade como protagonista de transformações territoriais e de vidas.
-
Esboço de uma estratégia de implementação. “O que” deve ser feito e “como”: Grupos de pesquisas e projetos de extensão podem atuar como apoio aos processos de transformações digitais e diminuições de burocracias. Mapeamendo desses projetos que possam contribuir com essas demandas para financiamentos e apoio. Além do incentivo e direcionamento dos projetos às comunidades periféricas, a comunicação politica de apoio a instituições governamentais deve ser acertada. Buscar apoio institucional e financeiro de deputados e vereadores tanto da base governista como da oposição, afim de apoiar projetos concretos de transformações, e isso pode ir além do digital, empresas Juniores dos mais variados setores podem fazer mutirões de mapeamento e prestação de auxilio e proposta de soluções a diversos estabelecimentos, além do governamental.
A UFPR não precisa esperar o Governo vir com a demanda, nós podemos criar a demanda, propor as soluções e auxiliar nos processos de implementação, caso o governo local não aceite a necessiade de solucionar uma determinada demanda, tornamos pública para que a população revindique, além de buscar o apoio comunicacional e politico dos mais diversos setores e atores da sociedade.
Compartir