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Gestão de Pessoas para todas as pessoas

  1. Os processos de gestão de pessoas na UFPR apresentam dificuldades diversas por parte dos cidadãos que necessitam de seus serviços (servidores ativos, inativos, pensionistas, ex-servidores, procuradores, advogados, etc.), tendo em vista a falta de conhecimento de seus direitos e deveres, de capacitação em práticas de trabalho do dia a dia, além de processos de gestão de pessoas que podem ser repensados continuamente, desenvolvendo também as capacidades dinâmicas de quem os executa.

  2. Isto posto, o objetivo desta proposta é fazer gestão de pessoas para todas as pessoas, ou seja, todo o público que necessita ser atendido por esta pró reitoria. Por exemplo, os servidores RJU do Hospital de Clínicas têm dificuldades em solicitar seus direitos e muitas vezes deixam de usufrui-los por puro desconhecimento. Esta situação não é limitada ao HC, mas também aos Campi do interior, ou até mesmo na capital. Além do mais, há processos que podem ser aperfeiçoados, com tempo de atendimento aos cidadãos melhor sem que com isso se perca qualidade.

  3. Assim, há várias estratégias que podem ser abarcadas nesta proposta, a seguir descrita em pontos específicos:

    1. Atendimento ao cidadão: hoje, três pessoas atendem servidores aposentados, pensionistas, ex-servidores e procuradores destas pessoas. Uma das ações possíveis é ampliar a Central de Atendimento da Progepe, possibilitando também o atendimento a servidores ativos, como acontecia no passado. Esta ação possibilitaria o aumento de produtividade dos servidores que atuam diretamente na solução de problemas mais complexos, como inclusão em folha do incentivo à qualificação, por exemplo;

    2. Integração DivGP-HC e PROGEPE: criar um canal direto de ligação entre a DivGP-HC e a PROGEPE, possibilitando aos servidores RJU do HC maiores informações acerca da carreira, que vai desde a posse, exercício e culmina na aposentadoria;

    3. Processos repensados e desburocratizados: procesos de melhoria incremental e contínua tornam a organização mais atrativa a todos, trazendo também mais satisfação no trabalho. Há como simplificar processos para que cidadãos sejam atendidos de forma mais rápida, sem infringir regramentos legais e de forma satisfatória ao usuário final;

    4. Capacitação de servidores: Há diversas competências que podem ser aperfeiçoadas e não são abrangidas pelo Plano Anual de Capacitação, melhorando o trabalho como um todo. Os servidores RJU do HC, devido à rotina exaustiva, não conhecem as atualizações de sua área, por exemplo.

    5. Qualificação stricto sensu: desenvolver turmas de pós graduação de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas de conhecimento destinadas a servidores poderia desenvolver ferramentas para melhores fluxos de trabalho. Para tanto, poderiam ser desenvolvidas parcerias com cursos, principalmente do Setor de Ciências da Saúde;

    6. Dimensionamento de pessoal e gestão por competências: Há coordenações que contam com somente uma pessoa para assessorar cursos de graduação e pós graduação grandes. Ao mesmo tempo, há servidores descontentes com seu trabalho, sem perspectiva de crescimento, que poderiam ser melhor aproveitados em outras lotações. Por este motivo, uma gestão de competências eficaz poderia ajudar a resolver este problema;

    7. Saúde mental: de 2020 a 2023, o número de afastamentos e aposentadorias por incapacidade permanente ao trabalho na UFPR aumentou, e se estima que boa parte é devida a condições da saúde mental dos servidores. Os programas que tratam disso podem ser aperfeiçoados, com maior capacidade de pessoal para atender servidores, podendo fazer uma parceria com psicólogos e terapeutas ocupacionais do CHC;

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