Passer au contenu principal

Paramètres des cookies

Nous utilisons des cookies pour assurer les fonctionnalités de base du site Web et pour améliorer votre expérience en ligne. Vous pouvez configurer et accepter l'utilisation des cookies et modifier vos options de consentement à tout moment.

Essentiels

Préférences

Analyses et statistiques

Marketing

Clore le débat

Quel est le résumé ou la conclusion de ce débat?

Inovação pedagógica e de gestão educacional

Avatar: Débat officiel Débat officiel

A universidade moderna, além da pesquisa, incorporou uma missão indissociável da sua função social: a inovação. O ensino talvez seja o segmento da vida universitária que mais resiste a essa orientação. Precisamos de uma gestão educacional que transcenda o cotidiano da distribuição de aulas, da aprovação das fichas dois, do cotidiano das matrículas e dos trancamentos etc. As coordenações de cursos precisam se converter em oficinas de ideias sobre o projeto pedagógico do seu curso, para isso têm que se liberar da carga burocrática que lhes toma uma energia preciosa para se dedicarem a encargos pedagógicos mais nobres e urgentes.

O desafio torna-se, então, construir permanentemente um projeto pedagógico institucional, que ofereça aos cursos um referencial permanente para a construção e revisão dos seus objetivos e processos educacionais. Mas, para planejar com assertividade e eficiência, é preciso mais que tempo. É preciso dispor de mapeamentos confiáveis acerca da realidade dos seus cursos, dos seus equipamentos, dos seus docentes, dos seus estudantes, das expectativas do seu público-alvo, da empregabilidade dos seus egressos etc.

Sem esses mapeamentos, continuaremos sem rumo, pois, poderemos até saber aonde queremos chegar, mas não saberemos quais os passos estratégicos para alcançá-los. Precisamos, assim, transformação da PROGRAD num data warehouse, um repositório de dados sobre a graduação, para estimular o uso das informações de maneira inteligente e engajada, aprimorando os diagnósticos e melhor qualificando as intervenções.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

Commentaire

Valider

Veuillez vous connecter

Le mot de passe est trop court.

Partager