Avançar para o conteúdo principal

Cookie settings

We use cookies to ensure the basic functionalities of the website and to enhance your online experience. You can configure and accept the use of the cookies, and modify your consent options, at any time.

Essential

Preferences

Analytics and statistics

Marketing

Fechar debate

Qual é o sumário ou conclusão para este debate?

Inovação pedagógica e de gestão educacional

Avatar: Debate oficial Debate oficial

A universidade moderna, além da pesquisa, incorporou uma missão indissociável da sua função social: a inovação. O ensino talvez seja o segmento da vida universitária que mais resiste a essa orientação. Precisamos de uma gestão educacional que transcenda o cotidiano da distribuição de aulas, da aprovação das fichas dois, do cotidiano das matrículas e dos trancamentos etc. As coordenações de cursos precisam se converter em oficinas de ideias sobre o projeto pedagógico do seu curso, para isso têm que se liberar da carga burocrática que lhes toma uma energia preciosa para se dedicarem a encargos pedagógicos mais nobres e urgentes.

O desafio torna-se, então, construir permanentemente um projeto pedagógico institucional, que ofereça aos cursos um referencial permanente para a construção e revisão dos seus objetivos e processos educacionais. Mas, para planejar com assertividade e eficiência, é preciso mais que tempo. É preciso dispor de mapeamentos confiáveis acerca da realidade dos seus cursos, dos seus equipamentos, dos seus docentes, dos seus estudantes, das expectativas do seu público-alvo, da empregabilidade dos seus egressos etc.

Sem esses mapeamentos, continuaremos sem rumo, pois, poderemos até saber aonde queremos chegar, mas não saberemos quais os passos estratégicos para alcançá-los. Precisamos, assim, transformação da PROGRAD num data warehouse, um repositório de dados sobre a graduação, para estimular o uso das informações de maneira inteligente e engajada, aprimorando os diagnósticos e melhor qualificando as intervenções.

Nesta fase visamos debater a proposta apresentada com o objetivo de aprimorá-la para, então, incorporá-la no Plano de Gestão do Movimento UFPR.

Comment

Confirmar

Please log in

A palavra-passe é demasiado curta.

Partilhar