Economia Social e Solidária
A extensão universitária, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), deve ter como meta atuar de modo crucial ao levar o conhecimento acadêmico para locais que necessitam de maior desenvolvimento. A universidade, como instituição colaborativa e de liderança na pesquisa e extensão universitária, tem o compromisso de gerar produtos e serviços que atendam às necessidades regionais do país, em especial, onde a instituição se faz presente através de seus campis, em Curitiba, Litoral e Interior do Estado do Paraná.
Nesse sentido, nossas propostas visam:
1. Fortalecer as relações entre a UFPR e a sociedade local: Promover colaborações com governos, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades comunitárias.
2. Contribuir para a qualificação social e profissional: Implementar cursos e oficinas que atendam às necessidades específicas da população em situação de vulnerabilidade social e econômica na RMC, e regiões do Litoral, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.
3. Promover a inclusão digital e a educação de qualidade: Facilitar o acesso às novas oportunidades de trabalho emergentes na economia informacional.
4. Fomentar a Economia Solidária: Implementar ações que promovam práticas de economia solidária, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Para viabilizar essas ações, institucionalmente a administração se compromete, construir e fortalecer parcerias e colaborações com o governo e Instituições Públicas, movimentos sociais e ONGs, setores e campis da UFPR, cooperativas e associações de economia solidária.
Partilhar